domingo, 27 de novembro de 2011

Tutorial AutoCAD - Colocando escala na Viewport

Ao contrário do que vemos cotidianamente, a maneira correta de determinarmos a escala de um desenho no AutoCAD é através da criação de uma Viewport no ambiente Layout (o antigo Paper Space). Para elucidar esta questão, posto agora um tutorial demonstrando 2 processos para que seja determinada a escala de desenhos em uma viewport.

Após ter criado o seu desenho no Model, vá para o Layout, para colocarmos o desenho em questão na escala desejada.
Já no Layout, insira ou desenhe uma prancha do tamanho desejado. Neste Caso, será inserira uma Margem A3.


Agora, criaremos uma viewport para que o desenho executado no model seja visualizado dentro da margem criada. Para isto, vá na aba View e no painel Viewports, clique no botão New.


Surgirá então uma janela, onde selecionaremos a opção Single.


Após selecionar esta opção, clique no botão OK e desenho um retângulo dentro da margem criada. Após finalizado o desenho do retângulo, dentro da viewport surgirão todos os desenhos existentes no Model.


A seguir, clique duas vezes dentro da viewport para ativá-la e use o comando Zoom e Pan para centralizar o desenho que se deseja na viewport.

1º Processo:

Ainda com a Viewport ativa, acione o comando Zoom Scale (Z + Enter + S + Enter ou aba View, painel Navigate).


Observe que quando acionado, o comando Zoom Scale nos solicitará um Fator de Escala. Este fator que determina a escala do desenho e ele se baseia justamente na unidade que foi usada para criar o desenho no Model. Abaixo, teremos um quadro com uma regra para nos ajudar a determinar de maneira fácil a escala do desenho.

 Logo, como a unidade usada para desenho no Model foi metros, devemos usar a fórmula 1000/Exp. Se desejarmos então, que o desenho fique na escala 1/50, devemos digitar 1000/50xp e em seguida teclarmos ENTER.



 Em seguida, clique duas vezes fora da viewport para desativá-la. Agora o desenho já se encontra na escala.


2º Processo:

Ative a Viewport. Quando ativada, na Barra de Status podemos visualizar a escala atual da Viewport.


Se clicarmos neste botão, podemos observar uma lista de escalas já pré definidas.


Mas não poderemos usar nenhuma delas caso tenhamos criado nosso desenho em uma unidade diferente de milímetro. No nosso caso, o desenho, como informado anteriormente, foi feito em metros, logo, teremos que criar uma escala apropriada. Para isto, selecione a opção Custom... na lista de escalas.
Ao fazermos isto, surgirá a seguinte janela.

Para criar uma nova escala, clique no botão Add...

Na janela seguinte, no campo Scale name, digite o nome da escala que você deseja. Lembre-se: o nome digitado será o nome que aparecerá na lista de escalas.
No campo Scale Properties, na caixa Paper units, digite "1000" (pois o desenho foi feito em metros) e na caixa Drawing units, digite a escala desejada: 50

Obs.: Note que a regra para as escalas é utilizada para ambos os processos.

Logo, a janela ficará conforme a imagem abaixo.


Clique em OK até retornar ao desenho. Observe que a viewport continua ativada, logo, basta novamente, clicar no botão para selecionar a escala criada, que já estará disponível na lista.


Após selecionar a escala, o desenho estará automaticamente ajustado para a escala selecionada.

Nota: Uma grande vantagem do segundo processo, além da praticidade, é que as escalas criadas estarão salvas no Layout, podendo ser aplicadas para novas viewports.

domingo, 20 de novembro de 2011

Tutorial Revit Architecture 2012 - Criando um novo símbolo de corte

Um dos principais recursos do Revit é a criação de cortes de maneira automática. Através do comando Section, podemos criar sempre que necessário novos cortes em nossos projetos. E ao criarmos, ele fica devidamente indicado em nossas plantas pela seguinte simbologia.



Veremos agora como criar um novo Annotation Symbol para as indicações de corte. Vá no Aplication Menu, clique ou repouse o cursor sobre a seta ao lado do botão New e selecione a opção Annotation Symbol.


Iremos ser levados diretamente a pasta com templates para a criação de novas simbologias, como Indicações de portas, janelas, indicações de níveis, etc. Nela, selecione o template M_section Head.rft, próprio para a criação de uma nova simbologia de cortes.


Ao selecionarmos o arquivo teremos aberto o respectivo template, o que fará surgir a seguinte tela:

Observe que no centro da tela encontramos o desenho de um círculo, próximo a 3 planos de referência (linhas tracejadas). Caso se faça necessário, podemos usá-lo para a criação de uma nova indicação de corte. Como exemplo deste tutorial, criaremos a seguinte indicação de corte:


A primeira coisa que devemos ter em mente é que não devemos mover os planos de referêcnia horizontal e direito, pois eles orientam a posição na qual será inserido a simbologia na linha de corte, mais precisamente, o ponto de inserção será a interceção de ambos. Logo, na aba Home, acione o comando Line.


Com a ferramenta Line acionada, clique na interseção dos planos horizontal e direito e desenhe uma linha inclinada 45º para a esquerda, conforme a figura abaixo.


Repita o processo criando uma nova linha a partir da interseção dos planos horizontal e esquerdo com a mesma inclinalção de 45º agora para o lado direito.


Apague o círculo e a linha existente que se encontra sobre o plano horizontal, e com o comando Trim/Extend to Corner, corte as sobras das linhas criadas.


Se desejarmos que no  interior da indicação haja um preenchimento sólido, basta criarmos ele fazendo uso do comando Filled Region localizado na aba Home.


Quanto ativarmos o comando Filled Region, na janela Properties, devemos selecionar ou configurar o tipo de preenchimento a ser aplicado.


Neste caso, o preenchimento que desejamos já é o Default (Filled Region 1), como indicado na figura acima, então, bastará definirmos a regição a ser preenchida. Para isto, na aba Modify|Create Filled Region Boundary, no painel Draw, acione a ferramenta Line e crie um contorno sobre o triângulo criado.


para finalizar a criação do preenchimento, clique no botão Finish Edit Mode, localizado no painel Mode.

Feito isto, teremos finalizado o processo de criação do nossa nova simbologia.


Apague o texto que se encontra ao lado do desenho e salve a nova simbologia em qualquer lugar do seu computador com o nome de Símbolo de Corte.rfa.


Em seguida, clique no botão Load into Project para carregá-lo para o seu projeto.


Já no seu projeto, precisamos aplicar o novo simbolo a um novo tipo de indicação. Logo, vá na aba Manage, clique botão Additional Settings e selecione Section Tags.


Surgirá então uma janela, onde deveremos clicar no botão Duplicate e dar um nome para a indicação criada, que será "Indicação de Corte".


Digitado, clique no botão OK para prosseguir. Na janela, no campo Graphics, clique na linha Section Head, e selecione a simbologia que carregamos para dentro do projeto, pois ela já será existente na lista.


Nota: Caso você já possuísse uma simbologia já pronta, para inserí-la no projeto, bastaria ir na aba Insert e através do botão Load Family carregá-la para dentro do projeto.



Em seguida clique no botão OK. Para aplicarmos a nova indicação de corte criada, basta no projeto, selecionar uma indicação já existente. Observe que na janela Properties, aparecerão as propriedades do símbolo selecionado.


Clique no botão Edit Type, o que fará surgir a seguinte janela.


No campo Graphics, clique na linha Section Tag, o que fará surgir um botão com reticências. Clique nele.

Uma nova janela surgirá. Nela, na caixa Type, selecione a sua indicação de corte.


Feito isto, clique no botão OK, fechando todas as janelas subsequentes até retornar ao projeto, onde observaremos a nova simbologia aplicada nas indicações existentes e nas novas a serem criadas.

sexta-feira, 18 de novembro de 2011

Tutorial Revit Architecture 2012 - Comanto Reveal (criando frisos em paredes)

Temos alguns modos para criarmos frisos em paredes.  O primeiro deles é dentro do próprio tipo de parede que estamos criando. Para isto vamos criar um novo tipo de parede que chamaremos de "Parede de 15cm c/ friso", como observamos na figura abaixo:

 

Após criarmos este tipo de parede, clicaremos no botão "Edit" da linha "Structure"...

 

 ...o que fará surgir a seguinte janela:


 Para a criação de frisos vinculados ao tipo de parede, é preciso fazer uso do botão "Reveals", mas como podemos observar acima, ele se encontra desativado. Isto ocorre porque os frisos, assim como sancas, rodapés e etc., são elementos que só serão visíveis diretamente em cortes ou vistas. Logo, precisaremos mudar a visualização do preview. Para isto, clique no botão "Preview" e abaixo desta janela, temos uma caixa chamada "View". Para alterar a visualização da parede para corte (section), selecione a opção "Section: Modify type attributes", o que fará também com que o botão "Reveals" se torne ativo.

  

Ao clicarmos neste botão, teremos a seguinte janela:


Através deta janela, poderemos criar 1 ou mais reveals em nossa parede. Mas afinal...o que é um Reveal?
O Reveal, no Revit, é um elemento através do qual podemos criar uma seção, seja ela horizontal ou vertical, de tamanho ou espessura pré-determinados em uma parede. Para que ela seja criada, é necessário que se tenha um "Profile(perfil)" com a sua forma definida.

Para se criar um novo Reveal, devemos clicar no botão "Add", o que fará surgir uma linha na janela, com um profile padrão (chamado "Default") e suas propriedades, conforme nos mostra a imagem que se segue:
 
Para vermos como está atuando o Reveal criado na parede, clique no botão "OK".
 
Podemos observar que o Reveal com o profile "Default" subtraiu uma parte inferior da parede. Logo, para criarmos frisos, devemos adicionar um novo reveal com um profile com as dimensões desejadas.

Logo, devemos criar uma nova família de Profile. Basta irmos no "Application Menu", clicarmos na seta ao lado do comando "New" e selecionarmos a opção "Family".
 
Ao se abrir a janela da pasta "Metric Template" deveremos selecionar o arquivo "Metric profile.rft". Para abrí-lo, basta clicar duas vezes nele ou selecioná-lo e clicar no botão "Open".
 
Após aberto, teremos o seguinte imagem na tela:
 
Observe que possuimos dois planos de referência (duas linhas tracejadas) que servem de orientação para o posicionamento do Reveal na parede.
Neste arquivo, primeiramente iremos configurar as unidades do desenho. Selecionaremos centímetros (cm). Após configuradas, vamos desenhar o formato do profile para representar o friso a ser criado. Acione o comando "Line" e em seguida, selecione a ferramenta "retângulo" para criarmos o formato do friso.

 
Agora, iremos desenhar um retânculo com 3x1 cm de acordo com a imagem abaixo.
Após desenhá-lo, salve o arquivo com o nome de "friso" e em seguida carregue-o para o projeto aberto através do botão "Load into project".

Após carregado, acione novamente o comando "Wall", selecione o tipo de parede "Parede 15cm c/ friso" e entre novamente na janela "Type properties". Nela, no campo "Construction", na linha "Structure", clique no botão "Edit" para retornarmos na janela abaixo:

Clique novamente no botão "Reveals" para podermos aplicar agora, o profile criado. Para substituí-lo é muito simples: clique na coluna "Profile" e selecione o profile que desenhamos.
 
Também, através desta janela, podemos alterar a distância (Distance) do profile à partir (From) da base ou do topo da parede, bem como especificar se o profile será posicionado (Side) na face interior ou exterior da parede, podendo também espscificar um afastamento (Offset) em relação à face selecionada.
Iremos especificar que o friso criado ficará do lado externo à uma altura de 1.50m, conforme configurado na janela visualizada abaixo:
Para visualizarmos como se apresentará o friso na parede após estes ajustes, clique no botão "OK" e pela janela do "Preview", podemos observá-la.
Para desenharmos a nossa parede com friso, clique no botão "OK" em todas as janelas restantes e clique na tela para criar uma parede. Será criada uma parede de 5 m de comprimento.


Após desenhá-la, mude para a visualização em 3D para que possamos enxergar o friso aplicado na parede.


Após ajustamos a altura da parede para 3m, teremos a seguinte imagem:

 
 Uma outra forma de inserirmos frisos em uma parede é através do comando "Reveal".
 Ao acionarmos o comando, podemos observar que a "Ribbon" se alterou para nos mostrar as propriedades deste comando.
 
 Podemos observar que através deste comando, podemos criar um Reveal no sentido horizontal ou vertical, diferente do outro mode que utilizamos, pois através do comando "Wall", o reveal só seguirá a direção e sentido da parede.
Para criarmos um novo Reveal através deste processo, clicaremos no botão "Element Properties" e selecionaremos a opção "Type Properties".
 
 Após abrir a janela , clique no botão "Duplicate" para criarmos um novo friso e o chamaremos de "Friso 2". Após nomeá-lo, clique no botão "OK".
 


Em seguida, no campo "Construction", na linha "Profile", selecionaremos o profile do friso que criamos anteriormente.


Para finalizarmos a criação deste Reveal, clique no botão "OK".


Observe que ao aproximarmos o cursos da parede, a sombra do friso será indicada.

 
 Para inserirmos o friso na parede, basta clicarmos na altura desejada, e logo em seguida clicarmos no botão "Finish Current".
 


 Se desejarmos agora, um outro friso, só que no sentido vertical, bastará clicar no botão "Vertical" ...
 
...e repetir o processo anterior para posicionar o friso na parede.
 


 Após criados os frisos, observe que ao passarmos o cursor sobre eles, temos a possibilidade de selecioná-los para que seu comprimento e posição possam ser alterados.
 


 Para que isto seja feito, após o friso ficar destacado, clique sobre ele. Desta forma veremos cotas temporárias aparecerem para que o mesmo seja editado.
 
Portanto, modifique as cotas ou os recuos dos frisos para que estes sejam modificados.